Regras de saúde e segurança no trabalho também valem para pequenos negócios

26 Dez 2022 Foto

A partir de 2023 os empreendedores devem ficar atentos às mudanças na emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e no e-Social

Os pequenos negócios têm tratamento diferenciado garantido pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (LC 123/2006), no entanto, essa diferenciação não é absoluta. Em diversas situações os micro e pequenos empresários estão sujeitos às mesmas regras das grandes empresas.

Esse é o caso das regras de gerenciamento de riscos ocupacionais. Como grandes geradoras de empregos formais no país, as micro e pequenas empresas devem estar atentas às regras de segurança no trabalho, pois o não cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária poderá acarretar multas e penalidades.

“Estar em dia com as normas relacionadas à saúde e segurança do trabalho previne acidentes, permite adequações nas instalações, utilização corretas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), mas também possibilita o pagamento correto de adicionais e ainda reduz o risco de ações trabalhistas e de penalizações em eventuais fiscalizações”, alerta Lilian Callafange, analista de Políticas Públicas do Sebrae.

NOVIDADES

A partir de janeiro de 2023, empreendedores - inclusive o MEI - que possuem um colaborador, precisam ficar atentos às mudanças previstas na emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), que reúne todo o histórico laboral do trabalhador.


Para ler a matéria completa e saber como calcular o seu Capital de Giro, clique aqui .

Dúvidas sobre qual é a melhor solução para seu perfil de negócio?

Parceiros